quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Texto dissertativo-argumentativo

Olhares que buscam o Brasil

    Ao despontar como potência econômica do século XXI, o Brasil tem cada vez mais atraído os olhares do mundo, chamando a atenção da mídia, de grandes empresas e de outros países. Contudo, é outro olhar não menos importante que deveria começar a nos sensibilizar mais: o olhar marginalizado e cheio de esperança daqueles que não têm dinheiro, dos famintos e desempregados ao redor do globo. São pessoas com esse perfil que majoritariamente contribuem para o crescente volume de imigrantes no país, e o que se vê é uma ausência de políticas públicas eficientes para receber e integrar essas pessoas à sociedade.
    Não parece que a solução seja simplesmente deixar que imigrantes pouco qualificados continuem entrando no país de forma irregular e esperar que eles, sozinhos, encontrem um ofício para se sustentar. O governo ainda não percebeu que a regularização desses imigrantes e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho formal poderiam servir como oportunidades para o país arrecadar mais impostos e possíveis futuros cidadãos, ou seja, novos contribuintes para a deficitária Previdência Social.
    Visando aproveitar tais benefícios, o governo poderia começar a implantar, nas regiões por onde chegam os imigrantes, mais órgãos e agências que oferecessem serviços de regularização do visto e da carteira de trabalho, posto que ainda há muita deficiência de controle nesse setor. Além disso, nos destinos finais desses imigrantes poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos qualificantes voltados para os mesmos. Isso facilitaria muito a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho formal e poderia inclusive suprir a alta demanda por mão-de-obra em setores como o da construção civil, por exemplo.
    Nesse sentido, é preciso que atitudes mais energéticas sejam tomadas a fim de que o país não deixe escapar essa oportunidade: a de transformar o problema da imigração crescente em uma solução para outros. A questão merece mais atenção do governo, portanto, pois não deve ser a toa que o Brasil, além de ser conhecido pela hospitalidade, também o é pelo modo criativo de resolver problemas. Prestemos mais atenção aos olhares que nos cercam; deles podem vir novas oportunidades.

1. O texto lido segue a estrutura das dissertações. Identifique, justificando, os parágrafos que correspondem:

a) à introdução;
b) ao desenvolvimento;
c) á conclusão;

2. Qual é a tese quanto ao problema da imigração no Brasil defendida no texto?

3. Para fundamentar a tese que defende, o autor organiza seus argumentos em dois parágrafos e, conforme solicitado pela prova do Enem, apresenta uma proposta de intervenção.

a) identifique os argumentos em cada parágrafo.

b) qual(is) é (são) a(s) proposta de intervenção sugerida(s)?

4. Na conclusão, o autor, para finalizar o texto, faz uma retomada tanto de seus argumentos como de uma imagem que apresentou no início.

a) quais argumentos são retomados?

b) identifique a imagem apresentada no início do texto e retomada na conclusão.

c) explique como essas retomadas contribuem para a estrutura da dissertação.

5. Em exames como o do Enem, há valorização do uso da norma-padrão, mas alguns poucos desvios são permitidos, desde que não prejudiquem a unidade do texto. Há no texto em estudo certas inadequações à norma-padrão formal.

a) identifique as inequações presentes em cada um destes trechos:

"Poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos qualificantes voltados para os mesmos"

"É preciso que atitudes mais energéticas sejam tomadas"

"Não deve ser a toa que o Brasil"

b) reescreva os trechos, fazendo as devidas adequações à norma-padrão.

6. Com base no estudo sobre progressão referencial e operadores argumentativos realizado na seção Língua e linguagem deste capítulo, identifique no primeiro parágrafo do texto:

a) os termos que retomam, respectivamente, os referentes Brasil (1°linha) e mundo (2°linha);

b) um exemplo de progressão referencial catafórica;

c) um exemplo de operador argumentativo de contraposição.

d) um exemplo de operador argumentativo de audição.

7. Em geral, as dissertações escolares são construídas em um tom impessoal. No texto em estudo, entretanto, ocorre a presença da 1° pessoa, observada no uso de pronome nós.

a) levante hipóteses: Por que o tom impessoal é o mais utilizado nos textos dissertativo?

b) a quem se refere à 1° pessoa no texto em estudo?

c) explique por que, nesse contexto, o uso da 1° pessoa não descaracteriza a impessoalidade da linguagem.


Leia o texto dissertativo-argumentativo abaixo para responder às questões que seguem. 

A imigração no Brasil

   Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. 1- _____, inúmeros brasileiros deixaram 2- _____ em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida 3- _____ são desafios 4- _____ para a plena adaptação de todos os cidadãos 5- _____.
     A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo 6- _____. 7- _____ o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.
     8- _____ contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, 9- _____, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão de obra e a miséria.
    10- _____, para impedir a continuidade 11- _____, é imprescindível a intervenção governamental, por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. 12- _____, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG's, além de garantir seu acesso à saúde e à educação, por meio de políticas públicas específicas 13- _____.

8. Em sua primeira leitura, você certamente percebeu que faltam alguns termos fundamentais para a compreensão do texto.

a) Entre as expressões a seguir, identifique as que completam adequadamente o texto e escreva-as em seu caderno, na ordem em que devem ser empregadas.

a esse grupo - Embora - entretanto - Na chamada década perdida - dessas pessoas - Portanto - aos estrangeiros - Ademais - Esse aspecto - dessa situação - ao governo e à sociedade brasileira - à nova realidade - o país

b) Reveja no texto os seguintes trechos e expressões e indique qual(is) expressão(ões) do quadro do item anterior retoma(m) cada um deles.
  • "a década de 1980"
  • "o Brasil"
  • "indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos"
  • "a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios"
  • "o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C"
  • "A vida dos imigrantes no país [...] exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão de obra e a miséria"

c) Volte novamente ao texto e, com base nas relações estabelecidas entre as ideias, associe os conectivos presentes no item a aos seguintes valores semânticos.
  • adição
  • adversidade
  • concessão
  • conclusão

d) Identifique no texto outro conectivo com o mesmo valor semântico de entretanto.


9. O texto lido, conforme aponta o título, discorre sobre a questão da imigração no Brasil.

a) Levante hipóteses: Quais são os possíveis meios de circulação de textos como esse? Qual é a sua principal função?

b) Sabendo que o texto lido é uma redação do Enem, discuta com os colegas e o professor: Qual é, de fato, a função de textos como esse?


10. Discuta com os colegas e o professor e responda:

a) Qual é a tese defendida por esse texto?

b) Quais argumentos e fatos ele utiliza para fundamentar o ponto de vista adaptado?

c) Qual é a conclusão do texto?


11. Releia estes trechos do texto:

  • "Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração"
  • "o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C"

a) Há, nos trechos, termos que podem ser eliminados sem prejuízo para a estrutura e o sentido global deles. Identifique-os.

b) Discuta com os colegas e o professor e conclua: Qual é a função desses termos nos trechos? Justifique sua resposta.


12. leia o texto dissertativo-argumentativo abaixo para responder às questões.

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do terceiro mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade hum, Ana e colaboração entre as nações. Além disso, nessas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coreia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estado Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou. Outra preocupação constante é o desiquilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

a) Divida o texto dissertativo-argumentativo em parágrafos e justifique as suas escolhas.
b) Qual é a tese defendida no texto?
c) Identifique um argumento de sustentação à tese.
d) Qual é a proposta de solução do texto?
e) Encontre três palavras que são exemplos de conectivos.
f) Encontre cinco palavras que são exemplos da norma culta da língua.


13. Complete os textos abaixo com palavras/expressões sinônimas ou conectivos que representem os termos em parênteses.

Texto I

Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, 1. __________ (pronome para Sísifo) atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. 2. __________ (atualmente), esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, 3. __________ (coesão referencial a brasileiros) buscam ultrapassar as barreiras 4. __________ (coesão referencial a barreiras) os separam do direito à educação. Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à 5. __________ (descaso) governamental, mas também ao preconceito da sociedade.

A Constituição cidadã de 1988 garante educação inclusiva de qualidade aos deficientes, todavia o Poder Executivo não 6. __________ (põe em prática) esse direito. Consoante Aristóteles no livro "Ética a Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se 7. __________ (distorcido, atrapalhado) no Brasil à medida que a oferta não apenas da educação inclusiva, como também da preparação do número suficiente de professores especializados no cuidado com surdos não está presente em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel.

8. __________ (igualmente, do mesmo modo), o preconceito da sociedade ainda é um grande 9. __________ (obstáculo) à permanência dos deficientes auditivos nas escolas. Tristemente, a existência da discriminação contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar pensamentos 10. __________ (errados) construídos em outros momentos históricos. Assim, uma mudança nos valores da sociedade é fundamental para 11. __________ (passar além, deixar pra trás) as barreiras à formação educacional de surdos.

12. __________ (expressão resumidora), 13. __________ (sem dúvida), medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos. - uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.


Texto II

Na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o realista Machado de Assis expõe, por meio da 1. __________ (aversão, repugnância) do personagem principal em relação à deficiência física (ela era “coxa), a maneira como a sociedade brasileira trata os deficientes. 2. __________ (atualmente), mesmo após avanços nos direitos 3. __________ (do surdos) a situação de exclusão e preconceito permanece e se reflete na 4. __________ (má) condição da educação ofertada aos surdos no País, 5. __________ (coesão referencial a educação) é responsável pela dificuldade de 6. ___________ (inclusão) social desse grupo, especialmente no ramo 7. __________ (do trabalho, labor).

Convém ressaltar, a princípio, que a má formação socioeducacional do brasileiro é um fator determinante para a permanência da precariedade da educação para deficientes auditivos no País, uma vez que os governantes respondem aos 8. __________ (desejos) sociais e grande parte da população não exige uma educação inclusiva por não necessitar dela. Isso, 9. __________ (de encontro, que soa com) ao pensamento de A. Schopenhauer de que os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo que a cerca, ocorre porque a educação básica é deficitária e pouco prepara cidadãos 10. __________ (no que diz respeito) aos respeito às diferenças. Tal fato se reflete nos 11. __________ (ínfimos) investimentos governamentais em capacitação profissional e em melhor estrutura física, medidas que tornariam o ambiente escolar mais inclusivo para os surdos.

Em consequência disso, os deficientes auditivos encontram inúmeras dificuldades em variados 12. __________ (espaços, círculos) de suas vidas. Um exemplo disso é a difícil inserção dos surdos no mercado de trabalho, devido à precária educação recebida por eles e ao preconceito intrínseco à sociedade brasileira. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratrualista Johm Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito à educação de qualidade) para a manutenção da igualdade entre os membros da sociedade, o que expõe os surdos a uma condição de ainda maior exclusão e desrespeito.

13. __________ (expressão resumidora), faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito desse tema, visando a ampliar o contato entre a comunidade escolar e as várias formas de deficiência. Além disso, é imprescindível que o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados no ensino inclusivo e às melhorias estruturais nas escolas, com o objetivo de oferecer aos surdos uma formação mais 14. __________ (de qualidade, boa). Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas, objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível reverter um passado de preconceito e exclusão, narrado por Machado de Assis e ofertar condições de educação mais justas a esses cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ambiguidade

  ✅ O que é Ambiguidade? A ambiguidade , também conhecida como anfibologia , ocorre quando uma frase, expressão ou palavra permite mais d...