Exercício 1
Leia o texto e destaque os elementos de coesão que garantem o bom encadeamento e a sequência textual:
Brás
Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas "Memórias
Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado
da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de
muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais
perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surge a problemática
do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do
país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade
social.
Primeiramente, é indubitável que a
questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema.
Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da
justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é
possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja
vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no
qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da
inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de
religiões diferentes. [...]
Infere-se,
portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira.
Sendo assim, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em
crimes de ódio contra religião, a fim de atenuar a prática do preconceito na
sociedade, além de aumentar a pena para quem o praticar. [...]
A coesão textual trata da ligação, da relação, da conexão entre as palavras e ideias de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes. Observando o contexto, preencha as lacunas dos fragmentos abaixo com os elos coesivos adequados.
TEXTO
I
Aos olhos do mundo, o Brasil tem ido
muito bem nos últimos anos. Uma das áreas que atraíram a atenção foi ______
luta contra a pobreza. Em parte, pelo que já alcançou com o Bolsa-Família. E,
em parte, por causa da perspectiva ambiciosa que o governo brasileiro deu a
todos os programas sociais, ________, em janeiro de 2004, o presidente Lula
sancionou uma lei que estabeleceu o objetivo de uma Renda Básica de Cidadania
para todos os brasileiros.
TEXTO
II
O ser humano encontrou no medo uma
forma de organização social. Surge, ______, a cultura do medo. Impor limites,
para alguns, é impor o medo. E, assim, milhares e milhares de crianças foram
educadas pelo medo, para o medo e com medo. Crianças que cresceram limitadas,
angustiadas e, é claro, infelizes. Quando a educação se dá pelo medo, o homem
torna-se covarde e submisso, incapaz de impor, quando necessário, ______
vontade diante das relações desiguais.
Exercício 3
O texto abaixo carece de elementos coesivos. Assim sendo, sua tarefa é empregá-los
de forma adequada, considerando a relação de sentido textual.
Muito suor, pouca descoberta
O
trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. __________ não pense em Indiana Jones,
bandidos e tesouros. É verdade __________ os arqueólogos passam um bom tempo em
lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. __________ as emoções acontecem
mesmo é nos laboratórios, __________
__________ identificam a
importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. __________, é
preciso persistência para encarar a profissão, __________ os resultados
demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No
Brasil, é necessário fazer pós-graduação, __________ não há faculdade de
Arqueologia. __________, é preciso gostar de viver sem rotina, __________ o
arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer
descobertas que mudam a história.
(Super
for Kids, nº 1)
Exercício 4
Utilizando os recursos de coesão, substitua os elementos repetidos quando necessário.
Texto
I
Os
empresários têm encontrado certos problemas para contratar mão de obra
especializada, nesses últimos meses. O problema da mão de obra é consequência
de um problema maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo
atrás. Enfrentando problemas para conseguir empregos nas fábricas a que estavam
acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, o
problema de não encontrar pessoas acostumadas a funções específicas. Demorará
ainda algum tempo para que este problema seja solucionado.
Exercício 5
Corrija os defeitos de coesão que aparecem nestas frases:
a)
Conheci Maria Elvira, onde me amarrei.
b)
Ele sempre foi bom, porém honesto.
c)
Os alunos não entenderam todos os assuntos. Assuntos estes que foram
aprofundados.
d)
Todos querem uma vaga na USP, mesmo sabendo que a USP faz exames de seleção
rigorosos.
e)
Eles fugiam da polícia. A polícia foi mais rápida e prendeu eles.
f)
Lembrou-se que havia um bilhete. Bilhete este que desaparecera entre os velhos
papéis da escrivaninha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário