Exercício 1
O parágrafo abaixo está incoerente. Sua tarefa é escrevê-lo adequadamente, de modo a garantir uma estruturação lógica, coesa e coerente. Faça as alterações que julgar necessárias.
Tema:
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
“Em várias ocasiões a Lei Seca ela acontece ao
decorrer do ano, na maioria das vezes ao tempo ativo acontece vários acidentes
por motivos da bebida alcóolica. Habitantes eles tem costume de não pensar antes
de agir com si mesmo e quando acontece esses tipos de situações no nível
hospitalar para socorrer a paciente é muito pouco, o governo diz que cresce
fazendo promessa e nada disso acontecer, no estado a bebida acontece e
prejudica quase a metade da população no país em que moramos tem coisas tão
simples de se resolver como se respeitasse a lei, as pessoas, os seres em nosso
meio se circulam, a bebida ela tem que ser controlada mais para isso acontecer
a confiança em si próprio é o primeiro passo a caminho da verdade, o mundo
precisa mais de segurança, a sua parte ela feita ajuda o próximo e por aí vaí
prosseguindo o caminho certo, o caminho de ajudar o próximo. ”
Exercício 2
As frases abaixo estão incoerentes. Reescreva-as
de modo a torná-las mais coerentes:
a) “Então, as pessoas que têm condições procuram mesmo o ensino particular. Onde há métodos, equipamentos e até professores melhores.” (Incoerência sintática)
b) “Ao perceber o tumulto, fotógrafos e telegrafistas correram para registrar o momento.” (Incoerência semântica)
c) “A: Você pode me dizer
onde fica a Rua Alice?
B: O ônibus está muito atrasado hoje.” (Incoerência pragmática)
d) “Era muito competente, portanto não conseguiu emprego.” (Incoerência sintática)
e) “No mercado de trabalho, há muito preconceito contra profissionais surdos, mas é difícil para os deficientes auditivos encontrarem um emprego digno.” (Incoerência sintática)
f) “O INES tem combatido o preconceito contra os surdos, portanto, os intolerantes continuam humilhando os deficientes auditivos.” (Incoerência sintática)
g)
“A relação entre pais e filhos melhoraria se os pais dessem mais importância
aos filhos, onde estes pudessem opinar mais.” (Incoerência sintática)
Exercício 3
Analise os textos abaixo e marque a opção correta.
Texto 1
O
CIDADÃO ARMADO COMBATERÁ A VIOLÊNCIA?
A
flexibilização da posse de armas de fogo é um tema bastante polêmico. Existem
dois posicionamentos, o dos que acreditam que o armamento inibirá a prática de
crimes e o dos que entendem que, com ele, a violência irá aumentar. Esses
últimos parecem ter argumentos mais sólidos para demonstrar que o armamento da
população não resolverá a questão da segurança pública.
Em
primeiro lugar, apesar de as pessoas terem que cumprir uma série de requisitos
para adquirir a posse da arma, elas não terão a preparação técnica e
psicológica que um policial tem para manusear uma. A consequência disso é que a
existência de armas de fogo em casa aumentará a ocorrência de crimes passionais
e por motivos banais, sem contar também os acidentes (principalmente envolvendo
crianças). Por mais que seja necessário manter essas armas em cofres, haverá
uma grande dificuldade de fiscalizar se tal exigência está sendo cumprida.
Ademais,
pesquisas recentes têm mostrado que grande parte das armas apreendidas com
criminosos tinham sido adquiridas legalmente e depois extraviadas, furtadas ou
roubadas. Consequentemente, o resultado será o aumento do armamento dos
delinquentes, deixando a população ainda mais vulnerável.
Além
disso, percebe-se, nessa flexibilização, a transferência para a sociedade de
uma obrigação estatal, que é a segurança pública, demonstrando a ineficiência
do Governo em cumprir com suas competências.
Por
todos esses motivos, pode-se concluir que a flexibilização da posse de armas de
fogo não diminuirá a criminalidade. Pelo contrário, ela poderá aumentar os
crimes passionais e as mortes acidentais, além de facilitar e aumentar o acesso
para os criminosos. O Estado tenta, com essa medida, se desvencilhar de suas
obrigações com a população.
CIDADÃO armado e combate a [à] violência. Posse de armas: mais segurança ou mais perigo? Uol Educação, 01 out. 2019. Banco de Redações. Disponível em: www.iqe.org.br/surl/?348ce7 Acesso em: 23 jun. 2020. (Adaptado).
Texto 2
ESCUDO
ARMAMENTISTA
A
posse de arma é quando uma pessoa tem tanto em sua casa, como em uma chácara ou
até mesmo em um local de trabalho uma arma de fogo. O mesmo se aplica para os
acessórios e munições. Caso a posse seja ilegal, o tempo estimado de prisão é
de até 6 anos, além também do pagamento de uma multa.
Em
2005, foi feito um referendo a favor da posse de armas, onde chegaram a uma
conclusão de que 64% da população estava sim a favor do acesso facilitado a
armas de fogo.
Entretanto,
com a legalização da posse, a população brasileira terá uma maior facilidade em
alguns recursos onde a ampliação da validade do documento foi feita de 5 para
10 anos, possibilitando assim uma facilidade maior com que os armamentos se
mantenham legalizados.
Segundo
a Revista Época: “Armas estão entre os bens mais valorizados por ladrões. São
um motivo a mais para o assalto.”, onde a “ilusão de segurança” começa a partir
do momento em que um familiar pensa que terá tempo de perceber um assalto e
poderá reagir, onde muitas vezes não é o que de fato acontece.
Portanto, é dado por um consenso geral que a posse de armas é um direito de todo cidadão para auto defesa, porém a partir do momento em que alguém tem uma arma, automaticamente essa pessoa vai estar em risco, ou seja, o Brasil pode ter sim a facilidade no acesso de armas desde que a sociedade tenha um pensamento maduro a respeito do assunto.
ESCUDO armamentista. Posse de armas: mais segurança ou mais perigo? Uol Educação, 01 out. 2019. Banco de Redações. Disponível em: www.iqe.org.br/surl/?306b01 Acesso em: 23 jun. 2020. (Adaptado).
1.
Os parágrafos estão articulados entre si por meio de operadores argumentativos,
garantindo o encadeamento do texto?
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto 2 SIM ( ) NÃO ( )
2.
Dentro dos parágrafos, os períodos e frases são conectados por recursos como
preposições, conjunções, advérbios, locuções etc.
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto 2 SIM ( ) NÃO ( )
3.
As ideias novas apresentadas são relacionadas com as anteriores?
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto 2 SIM ( ) NÃO ( )
4.
Os elementos que já apareceram no texto (pessoas, coisas, lugares, fatos,
ideias) são substituídos ou retomados por termos como pronomes, sinônimos,
advérbios ou artigos?
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto 2 SIM ( ) NÃO ( )
5.
Há elipse ou omissão proposital de elementos que já tenham sido citados ou que
sejam facilmente identificáveis?
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto 2 SIM ( ) NÃO ( )
6.
Há repetição excessiva de um mesmo termo ou expressão ao longo do texto?
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto 2 SIM ( ) NÃO ( )
7.
Os elementos coesivos utilizados estabelecem a relação de sentido adequada
(exemplificação, causa-consequência, contradição, adição, temporalidade,
comparação, explicação, conclusão etc.)?
Texto
1 SIM ( ) NÃO
( )
Texto
2 SIM ( ) NÃO
( )
Exercício 4
A redação abaixo foi produzida no ENEM 2020, cujo tema
tratou do “estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira”. Leia o
texto para responde às questões.
Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que,
indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um
tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos. No contexto
nacional atual, indivíduos com patologias mentais ainda sofrem com diversos
estigmas criados. Isso ocorre, pois faltam informações corretas sobre o assunto
e, também, existe uma carência de representatividade desse grupo nas mídias.
Primariamente, vale ressaltar que a ignorância é uma das
principais causas da criação de preconceitos contra portadores de doenças
psiquiátricas. Sob essa ótica, o pintor holandês Vincent Van Gogh foi alvo de
agressões físicas e psicológicas por sofrer de transtornos neurológicos e não
possuir o tratamento adequado. O ocorrido com o artista pode ser presenciado no
corpo social brasileiro, visto que, apesar de uma parcela significativa da
população lidar com alguma patologia mental, ainda são propagadas informações
incorretas sobre o tema. Esse processo fortalece a ideia de que integrantes não
são capazes de conviver em sociedade, reforçando estigmas antigos e criando
novos. Dessa forma, a ignorância contribui para a estigmatização desses
indivíduos e prejudica o coletivo.
Ademais, a carência de representatividade nos veículos
midiáticos fomenta o preconceito contra pessoas com distúrbios psicológicos.
Nesse sentido, a série de televisão da emissora HBO, "Euphoria",
mostra as dificuldades de conviver com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB),
ilustrado pela protagonista Rue, que possui a doença. A série é um exemplo de
representação desse grupo, nas artes, falando sobre a doença de maneira
responsável. Contudo, ainda é pouca a representatividade desses indivíduos em
livros, filmes e séries, que quando possuem um papel, muitas vezes, são
personagens secundários e não há um aprofundamento de sua história. Desse modo,
esse processo agrava os esteriótipos contra essas pessoas e afeta sua
autoestima, pois eles não se sentem representados.
Portanto, faz-se imprescindível que a mídia - instrumento de
ampla abrangência - informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como
conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes
sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados.
Paralelamente, o Estado - principal promotor da harmonia social - deve promover
a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por
intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o
fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os
estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do
Brasil.
1- O texto apresenta claramente uma tese e argumentos relevantes para defendê-la?
2- Há coerência entre o início e o fim do texto? A conclusão se relaciona com a introdução?
3- Dentro dos parágrafos, os períodos e frases são conectados por recursos como preposições, conjunções, advérbios, locuções etc.? Justifique com exemplos do texto.
4- As ideias novas apresentadas são relacionadas com as anteriores? Há repetição excessiva de um mesmo termo ou expressão ao longo do texto?
5-
Os elementos que já apareceram no texto (pessoas, coisas, lugares, fatos,
ideias) são substituídos ou retomados por termos como pronomes, sinônimos,
advérbios ou artigos?
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